O primeiro empreendimento da Skidmore, Owings & Merrill em Milão é uma reutilização adaptativa de um edifício dos anos 60, originalmente projetado pelos arquitetos Gio Ponti, Piero Portaluppi e Antonio Fornaroli. O escritório imaginou um desenho que renova a antiga sede da Allianz Milanese enquanto transforma o Complexo Corso Italia em um espaço contemporâneo de escritórios.
Com a construção programada para começar em outubro de 2019, uma exposição pública mostrando o projeto foi inaugurada em Milão, intitulada "Lavori in Corso". O projeto criado pela SOM para a antiga sede da Allianz é uma oportunidade de revitalização para a área de Corso Italia. Essa nova intervenção ajudará a fortalecer o status do distrito como a nova área de negócios de Milão.
O Corso Italia 23 é uma grande oportunidade para reposicionar o prédio da sede da Gio Ponti e integrá-lo ao coração de Milão. [...] Também ficamos felizes que a Allianz escolheu abordar isso como um projeto de reutilização adaptável, reduzindo significativamente nossa emissão de carbono.-- Kent Jackson, parceiro de design do projeto.
Respeitando o edifício histórico, o projeto conta com conceitos atuais para transformar o espaço. De fato, sustentabilidade, flexibilidade, adaptabilidade, eficiência, bem-estar e inteligência são os grandes títulos que engendraram o desenho da SOM, atendendo primeiro às necessidades dos usuários. Essa abordagem de dentro para fora irá gerar hubs verticais de conexões centrais e espaços comuns. Os pavimentos dos escritórios atendem às necessidades comerciais dos inquilinos e oferecem também espaços para reuniões, salas de telefone, áreas de lounge e um auditório de 200 lugares para seminários.
Estamos muito satisfeitos com os projetos da SOM para a Corso Italia 23. Com foco na inovação e sustentabilidade, vemos essa reconstrução como uma construção e aprimoramento da intenção de design original de Gio Ponti e criação de um campus de trabalho verdadeiramente ambicioso para o presente e o futuro. - Alexander Gebauer, CEO da Europa Ocidental Allianz Real Estate.
Por outro lado, o novo coração do campus é um pátio redesenhado, um espaço ao ar livre que aprimora a experiência de trabalho. O sistema de fachada em peças hexagonais translúcidas baseia-se no interesse de Gio Ponti em mosaico e refletividade. Finalmente, em um nível de sustentabilidade, a proposta visa atender aos padrões de certificação LEED Gold e alcançar o WELL Gold.
Na SOM, compartilhamos a crença de que a sustentabilidade não se refere apenas à eficiência de recursos e custos operacionais, mas também abrange soluções proativas de design que potencializam a saúde e o bem-estar dos usuários - Yasemin Kologlu, diretor de design do projeto.
- Cliente: Allianz Real Estate
- Projeto arquitetônico e coordenação geral: Skidmore, Owings & Merrill (Europe) LLP
- Arquiteto local, arquiteto de registro, consultor de custos de incêndio e segurança: Proger
- Estrutura: BMS
- Engenharia mecânica, elétrica e hidrossanitária, Sustentabilidade e Design Inteligente de Edifícios: Manens-Tifs
- Luminotécnico: Filippo Cannata
- Transporte e Circulação Vertical: Systematica
- Consultoria de Patrimônio: TA Architettura
- Gerenciamento de Projeto: Jacobs Italia